Resistência

Na minha opinião e depois de alguma exploração sobre este assunto, cada vez me identifico mais com a nova “realidade” e com a necessidade de colocar aos nossos alunos problemas simulados.

Mas na nossa realidade atualmente ainda não é uma prática comum porque:

  • inexistência de jogos didáticos direcionados para os programas escolares;
  • os jogos que existem não cumprem grande parte dos princípios apontados por Gee;
  • apesar de as escolas estarem muitas delas bem equipadas ainda não chega, pois por norma existem apenas 3 ou 4 salas TIC equipadas e por norma são usadas para aulas de TIC;
  • a formação dos docentes não contempla questões relacionadas com as novas potencialidades tecnológicas;
  • grande parte da formação existente ainda é nos moldes ditos clássicos (poucas são as que são, p.e.,  através de plataforma online);
  • Os jogos têm de ser complicados e não muito simples. É preciso “forçar” o aluno a aprender se quiser passar de nível (atingir o objetivo proposto para aquele nível). Jogos muito simples, de fácil concretização não apresentam nenhuma vantagem além de perda de tempo e maior desmotivação;
  • Poucas parcerias entre empresas de desenvolvimento de jogos e escolas/ministério educação/editoras
  • a construção de jogos tem de ser multiplataforma, dada a diversidade atual;
  • a resistência de grande parte dos docentes no uso das ferramentas, por desconhecimento, ou por não pretender depender delas para sua lecionação (ainda acontece muita vez, o não funcionamento dos equipamentos);
  • necessidade de adaptação de materiais a esta nova realidade.

Julgo que ainda poderia apontar mais alguns problemas que representam a grande maioria do que nós passamos diariamente nas escolas, e que leva a uma adopção muito gradual das novas potencialidades tecnológicas.

É preciso investir nos professores! E modificar a cultura de escola, direcionando todas as ações no sentido de um maior investimento quer em RH quer materiais.

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