Apoio ao Professor bibliotecário “júnior”

Nas procuras por mais informações relativas ao professor bibliotecário, como começar, boas práticas, atividades, encontrei referência a um link para Wikis de artigos de auxilio a quem está a dar agora os primeiros passos na área das bibliotecas.

Encontrei também referência a um blog com ideias sobre as melhores práticas a adotar, da Bibliotecária Jenny Roberts.

 

Nestas pesquisas deparei-me mais uma vez com um universo informacional. Estou deslumbrada. Ao carregar num link sou “enviada” para outro universo, com novos conceitos, características e potencialidades.

A grande regra que me parece útil referir para finalizar este post é a COLABORAÇÃO. O PB não pode viver isolado e apenas a pensar no seu acervo e espaço. Precisa de procurar estar há frente das necessidades do seu público para corresponder ontime e de modo adequado. Colaborar não só com as estruturas escolares, mas também com as associações de pais, associações culturais, bibliotecas municipais e universitárias, associações no geral, comunidades, grupos,… É importante que a escola e a biblioteca seja vistas como elemento da vida quotidiana das famílias, e não apenas como local de “depósito” de alunos e esperar que nesse percurso aprendam alguma coisa que lhes seja útil para a vida.

Sou um pouco negativista neste campo, pois julgo que a apesar de estarmos a evoluir em vários aspetos, outros têm sido descurados e exemplo disso é o civismo e o respeito pelo próximo e por si mesmo. Tenho passado em escolas em que os alunos pioram de ano para ano o seu comportamento, descuram por completo a escola e as regras que se lhes tenta impor, o bullying tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos (1 em cada 3 é vitima de violência na escola),….

Temos como exemplo o comportamento, posturas de pessoas que, quer em redes sociais, quer em jornais, tecem comentários, muitas das vezes “perdem” a noção que do outro lado do comentário está alguém humano, com sentimentos.

Urge educar para a cidadania, seja ela digital ou real.

Fica a questão, poderá o PB pode ter impacto nesta questão?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s