Literatura para crianças

Renata Penzani, autora do blog Garimpo Miúdo1, começa a sua reflexão sobre a temática “Literatura para crianças: com ou sem adjetivo?”, com umaa referência à sua infância:

Quando eu era criança, não sabia que existiam livros feitos para mim e livros
feitos para os outros. 
Não sabia ainda que os tais “outros” eram as pessoas diferentes de mim – 
os adultos, os velhinhos, os bebês, meninos e meninas de lugares distantes. 
Para mim, era tudo história.(...)

Fonte: http://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Literatura-para-criancas-com-ou-sem-adjetivo7

Faz várias interrogações ao longo do texto mas há um excerto que me parece resumir o texto: “Ao catalogar as histórias em rótulos, esquecemos que literatura também é encontro. Arrebatamento. Deslumbre (…)”

 

[1] Blog Garimpo Miúdo é um “espaço para compartilhar achados da literatura infanto-juvenil. Um garimpo no escuro, longe do rigor acadêmico e do perigo das respostas únicas.”

 

Leave a Reply

